Momentos antes de entrar em campo, o Cuiabá teve o acesso à Série A confirmado após ser beneficiado pelo empate em 1 a 1 entre CSA e Brasil de Pelotas, em Maceió. Algo inédito para o clube mato-grossense. 

Mas em meio a noite de comemorações, tinha o confronto contra o Sampaio Corrêa, pela 37ª rodada, a penúltima, da Série B do Brasileiro, na Arena Pantanal. No fim dos 90 minutos, o Dourado acabou derrotado por 3 a 1 pela Bolívia Querida, que não tem mais chances matemáticas de brigar pela última vaga para a elite do futebol brasileiro.

Os gols da partida foram marcados por Jackson, Léo Costa e Dione para o Sampaio Corrêa. Para o Cuiabá, Felipe Marques marcou.

A derrota não apaga a campanha histórica do Cuiabá, que ainda segue em terceiro lugar. O Dourado recoloca o futebol mato-grossense na elite do Brasileirão após 35 anos.

 

O Cuiabá encerra sua participação na Série B na próxima sexta-feira, contra o CRB, em Alagoas. A equipe mato-grossense ainda joga a Copa Verde antes de encerrar a temporada 2020/21.

Em maio, após a finalização dos campeonatos estaduais, o Dourado estreará pela 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro.

 

Cuiabá Esporte Clube

 

O Cuiabá Esporte Clube foi fundado em 12 de dezembro de 2001 pelo ex-jogador Gaúcho.

De 2006 a 2008 por falta de recursos, o Cuiabá anunciou o licenciamento de suas atividades. Em 2009, o time retornou ao cenário do futebol disputando a segunda divisão e conquistando o vice-campeonato. Em 2003, ganhou o primeiro título do campeonato mato-grossense.

Já em 2014, o Cuiabá foi a final novamente, dessa vez contra o recém-promovido para a série B, Luverdense. As duas partidas foram vencidas pelo Dourado por 1 x 0.

Desde então, a equipe tem trabalhado para levar o tima à elite do futebol.

Neste ano, conquistando o 3° lugar no Brasileirão série B, o Dourado disputará o campeonato Brasileiro série A.

Faz 35 anos que Mato Grosso não tem sequer um representante na primeira divisão nacional. A última vez que isso aconteceu foi em 1986, com o Operário.

Fonte: Folha max/G1-MT