De leste a oeste, norte e sul, 23 municípios mato-grossenses comemoram o aniversário nesta quinta-feira (13). Isso significa dizer que 16% dos 141 municípios de Mato Grosso dividem a mesma data de aniversário de emancipação política.

Ainda no dia 13 de maio, é celebrado o dia de Nossa Senhora de Fátima, o que carrega um simbolismo ainda maior. Com exceção de São Félix, Pedra Preta e Tangará da Serra, todas as outras cidades foram emancipadas no mesmo dia, mês e ano.

De acordo com o historiador Suelme Fernandes, os 23 municípios aniversariantes dividem a data de emancipação política muito provavelmente por um acordo feito na Assembleia Legislativa, aprovado em projeto de lei.

Fora a “mera coincidência”, as cidades aniversariantes estão concentradas em regiões. “Pode ter a ver com os projetos de lei da Assembleia Legislativa, para aprovar tudo de uma vez só. Seria mais fácil, por exemplo, para formar colégios eleitorais. Um ‘pacotão’ só para facilitar a aprovação”, explica.

 

No entanto, segundo aponta o historiador, a celebração de aniversários de emancipação política de vários municípios em um só dia traz diversos ônus, tanto para a história da cidade, como para a política.

Além de desprestigiar a data de fundação – que apaga a memória cultural e histórica -, municípios menores perdem visibilidade para os maiores. “Geralmente nessas festas de aniversários de municípios acontecem entregas de obras, então os prefeitos querem a presença de deputados e outros políticos. Como o estado é gigante, não dá pra visitar 3 cidades de uma vez”, pontua Suelme.

Neste dia, por exemplo, Tangará da Serra, com seus 105.711 habitantes, conforme censo de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), comemora 44 anos de emancipação, enquanto Indiavaí tem apenas 2.725 pessoas e faz 36 anos.

“Nas comemorações, os espaços turísticos das cidades menores perdem a exclusividade, porque disputam com outras 23 cidades. As autoridades geralmente vão às cidades maiores ou se dividem, porque ‘se um não vai ao outro’, dá problema. Essas datas só atrapalham os municípios”, relata.

As regiões

Nas regiões oeste e sudoeste de Mato Grosso, fazem aniversário: Tangará da Serra, Nova Olímpia, Indiavaí, Comodoro, Porto Esperidião e Reserva do Cabaçal.

No sul e sudeste do estado, os municípios que comemoram a emancipação política hoje são: Primavera do Leste, Pedra Preta, Novo São Joaquim e Alto Taquari.

Na região do Araguaia, leste mato-grossense, as cidades aniversariantes são Campinápolis, Cocalinho, Vila Rica, Porto Alegre do NorteSão Félix do Araguaia.

No norte e médio norte, é feriado nesta quinta-feira em Marcelândia, Terra Nova do Norte, Itaúba, Vera, Nova Canaã do Norte, Novo Horizonte do Norte, Peixoto de Azevedo e Sorriso.

Fonte: Gazeta Digital