A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, nesta quinta-feira (18.03), o Boletim Informativo n° 375 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. 

O documento mostra, na página 10, que 22 municípios registram classificação de risco muito alta para o coronavírus. Na lista o município de Matupá devido a quantidade de infectados nos últimos dias, foi listada como município de classificação “Muito Alto” de risco de contaminação, dentre os municípios das redondezas, Matupá era o único município que não havia sido listada na “classificação risco Muito Alto”  neste ano.

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde ainda informa a porcentagem de risco de contaminação que cada município detém, Matupá está classificada com 27,03%, encontrando-se em segundo na lista de classificação  “Muito Alta”, ficando atrás apenas de Claudia com 39,03%.

Outro dado divulgado pelo boletim é a lotação do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo, que está com 100% da UTI ocupada. São 10 (dez) leitos que o hospital possui à disposição de Matupá e dos municípios da região que fazem parte do consórcio de saúde.

No município de Matupá no dia de ontem (18/03) um paciente não resistiu às complicações da COVID-19 e veio a óbito no Hospital Municipal, o paciente estava na espera de uma vaga para UTI.

Importante frisar que o Governo do Estado vem alertando sobre a taxa de ocupação das UTIs no estado, sendo que no boletim divulgado , informa que chegou nesta quinta-feira aos 97,10% de taxa de ocupação, outro dado preocupante é a taxa de ocupação das UTIs infantis, que aumentou para 66,67% em sua taxa de ocupação.

A secretária de Saúde de Matupá, Danielle Calado, publicou um apelo nas redes sociais, onde foi bem emblemática sobre a situação da Saúde na região e no município, visto que os casos da COVID-19 vem aumentando a cada dia que passa e o sistema de saúde está próximo ao seu limite.

Segundo o boletim municipal desta quinta-feira (18), existem em Matupá neste momento 157 pessoas em isolamento domiciliar, 14 estão internados, sendo 02 em UTI e 03 estão aguardando vagas em UTI.

Fique em casa, evite aglomerações, utilize a máscara corretamente, faça a higienização do local que frequenta e trabalhe, em caso de contato com alguém suspeito procure a central da COVID-19.

Fonte: Assessoria