A Operação Fênix FT do 15° Comando Regional teve início no dia 17 de Junho, se estendendo até nesta sexta-feira dia 26, totalizando 10 dias ininterruptos de operação, que abrangeu os nove municípios e o distrito de União do Norte no extremo norte do estado.

 

A denominação Fênix é alusão ao ressurgimento da força tática do 15º CR, uma vez que o comandante geral da PMMT disponibilizou duas viaturas (Amarok e Palio), dez pistolas e dois fuzis 7,62 (fal 7,62). Além de possibilitar o nivelamento dos novos táticanos junto ao Batalhão Rotam na capital do estado, onde os policiais adquiriram conhecimentos específicos para realização do patrulhamento tático e controle de distúrbios civis, bem como outras instruções voltadas para a atividade fim da força tática.

 

A Operação Fênix FT teve abrangências nas agrovilas, fazendas e comunidades longínquas ao perímetro urbano dos municípios, levando a sensação de segurança a todos os cidadãos de bem.

 

A Força Tática tem a missão de oferecer suplementação policial ao policiamento ordinário, do 22º Batalhão Peixoto de Azevedo, das companhias e núcleos da PM na circunscrição do 15º CR.

 

Durante a operação foi dado ênfase a prevenção de roubos a garimpos e propriedades rurais, fazendo uso de dados estatísticos para otimização do emprego da FT, direcionando assim o patrulhamento tático para lugares com maior incidência de crimes.

 

Outra diretriz de ação da operação é o combate ao tráfico ilícito de drogas, corroborando sobre maneira na preservação da ordem pública dos municípios.

 

SALDO DA OPERAÇÃO

 

- 08 suspeitos conduzidos por tráfico ilícito de droga;

- 02 suspeitos conduzidos por direção perigosa;

- 17 suspeitos conduzidos por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa (aglomeração de pessoas em festa);

- 01 suspeito conduzido por posse ilegal de arma de fogo;

 

MATERIAL APREENDIDO

 

- 43 invólucros de substância análoga à pasta base de cocaína;

- 500g de substância análoga à maconha;

- 01 arma de fogo;

- 27 munições;

Fonte: PMMT