Cuiabá, Várzea Grande e outras 11 cidades de Mato Grosso voltaram a ser classificadas com risco moderado de contágio pela covid-19, como aponta o panorama epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta segunda-feira (11).

 

A classificação de risco sinaliza indicativos de quais níveis de restrição os municípios podem adotar segundo cada nível de espalhamento da doença.

O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

 

Os municípios com risco moderado são: Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Sinop, Cáceres, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Colíder, Juara, Nova Mutum, Tangará da Serra, Rondonópolis e Nova Canaã do Norte.

 

As outras 128 cidades de Mato Grosso seguem com classificação baixa de contágio pela doença.

 

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.

 

Recomendações e cuidados 

- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

- Usar máscara quando sair de casa; - Evitar aglomerações;

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: Gazeta Digital