Mato Grosso iniciou o segundo semestre de 2021 com redução no número de mortes pela covid-19 em relação ao período anterior. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que foram registradas 41 óbitos a menos na primeira semana de julho em relação ao mesmo intervalo de junho.

Conforme informações do painel da SES, o intervalor da primeira semana de junho registrou 263 mortes pela covid-19, enquanto no mesmo período de julho foram notificados 222 óbitos da doença.

Em números absolutos, durante os primeiros seis meses deste ano a pasta registrou 7.501 mortes pelo novo coronavírus. Deste período, janeiro foi o mês com menos óbitos, tendo registrado 609 vítimas fatais.

 

O cenário de baixa no número de registro se manteve durante fevereiro, quando Mato Grosso notificou 677 mortes. Porém, a partir de março este panorama mudou e deu lugar a um volume quase 3 vezes maior de óbitos, tendo sido registrados 1.869 vítimas fatais.

Em abril, a situação epidemiológica no estado experimentou o pior momento do primeiro semestre em número de mortes, quando a SES notificou 2.103 ocorrências. No mês de maio, o número de mortes caiu quase pela metade. Neste mês, a pasta registrou 1.168 óbitos, valor que teve sensível redução em junho, quando foram notificadas 1.075 mortes.

 
Fonte: Gazeta Digital